segunda-feira, 29 de junho de 2009

OS PRIMEIROS FRUTOS...

No sábado, dia 27, foi uma imensa alegria ter como espectadoras as duas mulheres que dirigem o Museu Casa de Cora Coralina em Goiás: Marlene Gomes e Maria Eugênia. Ao final do espetáculo Marlene pede a palavra. Fiquei muito emocionada pela surpresa, não sabia que elas estavam na platéia, e principalmente pelas boas palavras.
No domingo logo cedinho, voltaram e formalizaram um convite que foi o primeiro fruto que colhi com esse projeto: Realizar em 19 de agosto, na cidade de Cora Coralina em Goiás o espetáculo "Bequinho de Cora", por ocasião da comemoração do Dia do Vizinho, dia idealizado por Cora e instituído pela prefeitura. Como recusar um pedido desses? Goiás me aguarde...

OS GRAFITEIROS


Esses garotos são os responsáveis pelo visual interior da casa, grafitado com carinho.
Crew Cult - Produções Artísticas e Culturais - Grewcult@gmail.com -
Elieser tel. 16- 8807 8206

quarta-feira, 17 de junho de 2009

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A FEIRA DO LIVRO...


Esta filipeta vai ser entregue às crianças ao final da contação de histórias. Levarão pra casa um pouco de Cora Coralina.
Idealizado por mim com carinho. A criação foi do Lau, com uma prontidão incrível.

A CASA DE CORA CORALINA EM GOIÁS

Não resisti a esta foto. Ela é a capa do livro Itinerário - Cora Coralina. de Elder Rocha Lilma e fotos de Marcelo Feijó.

domingo, 14 de junho de 2009

TINA E CORA CORALINA


RESSALVA

Este livro foi escrito
por uma mulher que no tarde da Vida
recria e poetiza sua própria
Vida.

Este livro
foi escrito por uma mulher
que fez a escalada da
Montanha da Vida
removendo pedras
e plantando flores.

Este livro:
Versos... Não
Poesia... Não.
Um modo diferente de contar velhas estórias.
(do livro: "Poemas dos becos de Goiás e outras estórias mais")

Croqui do stand "Casa de Cora Coralina" - por Carlos Chuva

Esse é o espaço que o arquiteto Carlos Chuva desenhou para ser o "Bequinho de Cora" na IX Feira do Livro, lugar que será meu "bequinho" também, pois durante os 10 dias estarei trabalhando com crianças de 11 a 14 anos, levando um pouco do carinho com que Cora escreveu para os jovens...
Muitas coisas tem me inspirado para a montagem do espetáculo, os versos de Cora me guiam... "UM MODO DIFERENTE DE CONTAR VELHAS ESTÓRIAS", é exatamente isso que estou procurando fazer. Tomara que eu consiga!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

OS AMIGOS VÃO...


Hoje o dia amanheceu claro e de repente escureceu, choveu e esfriou, passados alguns minutos dessa fina chuva, o sol deu sua graça. Agora 14h começou escurecer novamente.
Dois velórios na parte da manhã. Fato que faz minhas reflexões aumentarem diante desses mistérios que é a morte, e a vida. Sinto-me bem pensando sobre isso, hoje.
Dona Aparecida, 96 anos, minha vizinha de cima, me conhecia desde que eu tinha 5 anos de idade. Uma senhorinha pra tirar o chapéu. Lúcida, boa, meiga e toda vez que me via perguntava: e aí Cristina, a vida está boa? está trabalhando com o que gosta? Olhando-a no caixão, rosto manso, descansado! senti-me feliz em poder estar ali dando o último adeus.
Outro velório. Amigo de velhos tempos, Eurico Rezende, artista-escultor e professor. Eurico tinha as mãos boas para as esculturas. Sempre tivemos uma relação de amizade serena, quando nos encontrávamos era muito bom. Também estava bonito e tranquilo.
Tão novo o Eurico e já cumpriu sua sina, me emociono.

terça-feira, 9 de junho de 2009

O AVÔ DO DANIEL MUNDURUKU



Só existem duas coisas importantes para saber na vida:

1.Nunca se preocupe com coisas pequenas;

2.Todas as coisas são pequenas...


Um velho indígena da tribo munduruku conta que o rio ensina a paciência e perseverança. Paciência de seguir o próprio caminho de forma constante sem nunca apressar seu curso; perseverança para ultrapassar todos os obstáculos que surgirem no caminho. Ele sabe aonde quer chegar e sabe que vai chegar, não importa o que tenha de fazer para isso. Ele sabe que o destino dele é unir-se ao grande rio Tapajós, dono de todos os rios. Temos de ser como o rio, meu neto. Temos de ter paciência e coragem. Caminhar lentamente, mas sem parar. Temos de acreditar que somos parte deste rio e que nossa vida vai se juntar a ele quando já tivermos partido dessa vida. Temos de acreditar que somos apenas um fio na grande teia da vida, mas um fio importante, sem o qual a teia desmorona. Quando você estiver pensamentos ruins, venha para cá ouvir o rio.

Os pássaros são porta-vozes da mãe-natureza. Eles sempre nos contam algo. Do futuro ou do presente. O canto do pássaro pode ser um pedido para que você aja com o coração. Sonhar com um pássaro significa que uma presença ancestral está mostrando sua força. Há visitas aladas que trazem bons augúrios e há as que trazem agouros. Preste atenção, toda vez que for tomar uma decisão importante, um ser alado aparecerá.

Só existem duas coisas importantes para saber na vida:
1. Nunca se preocupe com coisas pequenas;
2. Todas as coisas são pequenas...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

COMO SÃO BONS OS AMIGOS!


Bom jeito de acabar um domingo agitadado. E esse, como foi!!!
Sentei-me no sofá. Quentinha. Play. A sala recebeu a Luz Azul.
SHOW: "Elas cantam Roberto"
O REI ROBERTO CARLOS, SEUS SÚDITOS E SUAS DIVAS teve momentos explêndidos.
Não ouvi MARIA BETANIA. Ela não foi? Fez falta, e muita!
Ivete Sangalo começou e começou bem.
E a Wanderléa??? Que coisa! voltei para meu tempo de adolescente! Na sala da minha mãe, a pipoca recendente, lá fora a tarde clara, eu novinha, de longos cabelos esperando o programa começar em preto-e-branco, hoje colorido!!!
O Cleido me mandou outro dia, a música My funny Valentine gravada com a Wanderléa . Ainda bem, estava bem preparada para ouvi-la, hoje. E gostei demais!
A 140km/hora, peguei carona com a simplesmente Marília Maravilhosa Pera. Uau!!! Ela foi demais, você podia sentir o vento aumentar e entrar pela janela do "carango", enquanto o velocímetro subia... 120km...130km...140km... 160km. Ela é uma artista que emociona sua platéia. Eu fiquei muiiito emocionada ouvindo aquela mulher cantar daquele jeito, enlouquecida! Maravilhoso!
Ouvir Nana Caimmy em Não se esqueça de mim, do Rei, foi uma emoção indescritível. Que recado bem dado. Que força. Que beleza!
Fernanda Abreu em "Todos estão surdos" pede calmamente: "Paz na terra aos homens de boa vontade", boa escolha.
Quem assistiu sabe do que estou falando e quem não viu, veja ou melhor ouça!!
Tem amiga que dá pra gente, de presente, umas coisas boas dessas! Outras dão, simplesmente palavras, que são Tudo. Salve os amigos!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

TARZAN CONTEMPORÂNEO...

QUE FRIO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quando chega o inverno aqui em Ribeirão, é certo, que não chega inteiro vem aos poucos, dois dias aqui, um dia ali outro acolá de frio verdadeiro, mas quando esfria pra valer, acontece exatamente isso que o cartoon do Fernando Gonzales retrata...

ELE FAZ ASSIM E FICA ASSADO...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

ESPELHO - OS OLHOS DA ALMA


Uma noite dessas tomei um bom banho, abasteci minha pele com óleo bom, lavei os cabelos, passei todos os produtos que garantem um modelito “maravilhoso”, enfim, fiz tudo que uma mulher faz para ficar bonita. Bonita para ela, seja bem dito. Fim da arrumação “fiquei linda”. Desci no elevador confirmando a formosura, naquele que não mente – o espelho –. Aprovada. Atravessei a rua. Do lado de lá, estavam os rapazes-moto-taxi do pedaço. Naquela noite, estavam sentados em suas cadeiras observando o movimento da rua. Havia somente uns quatro, a metade deles. Ainda bem! Dei tiauzinho, como sempre faço e já fui colocando a mão dentro da bolsa, antecipando a busca de moedas, olhando para o andarilho que a mim se dirigia. Andava um pouco cambaleando, descabelado e sujo, mas nada que assustasse. Enquanto eu procurava as moedas ele disse em alto e bom tom, pra mim:
- Posso falar?
- Como? – respondi sem entender.
- To perguntado se posso falar uma coisa.
- Claro, fale.
- É o seu cabelo. O seu cabelo é HORRÍVEL! – Disse, riu, mas não parou:
- É o cabelo mais feio que eu já vi na vida. Desculpe dona hehehe!
Eu assustei com tamanha sinceridade. Rezava em vão, para que passasse um ônibus bem barulhento naquele momento e os motoqueiros não ouvissem. Mas, foi a conta de pensar e ouvir perfeitamente as altas risadas vindas do outro lado da rua. E o bêbado, vendo que estava fazendo sucesso, continuou:
- Não é possível! Você tem esse cabelo porque quer?
- É porque quero mesmo. - Respondi um pouco séria.
- Não acredito. Você não pode achar bonito esse cabelo, acha? Fala sério.
- Não sei se é bonito, é o cabelo que quero ter. - Respondi já sorrindo, pra não chorar, é claro!
- Você olha no espelho e gosta?
- Gosto!
- Seu espelho é um mentiroso, ele te engana, não dá pra gostar desse cabelo, não dá dona!
- Pra você é feio, tem gente que gosta! – Respondi já rindo.
- Não, não, não, não, não. Todo mundo mente pra você! Eu to falando a verdade, é horrível, pode acreditar!
Eu estava paralisada, desistira de procurar moedas, agora o que eu queria encontrar no fundo da bolsa, era um 38. Carregado. "Violência não, Tina." - Pensei.
E ele não parou:
- Moça, um conselho: arruma esse cabelo, põe uma cor normal. Assim não dá. Moça promete que vai mudar isso.
Eu caí na risada e prometi.
A rua Lafaiette naquele momento “era uma risada só”.
Em tempo: Não dei um tostão pra ele.
E olha que eu nem estava usando essa peruca...

quarta-feira, 3 de junho de 2009

terça-feira, 2 de junho de 2009

AS DORES DE DOLORES



O show As Dores de Dolores foi no Villa Lobos Piano's bar no ano passado. Foi uma singela homenagem àquela que foi uma cantora da noite, uma mulher que gostava de flores, desenho de moda, de rir com Antonio Maria e os amigos noturnos, e mais que tudo gostava do amor, mesmo sofrido. Falar sobre Dolores Duran deixa o cotovelo da gente ardendo, cantar Dolores Duran deixa o coração da gente molinho... molinho... Vai aqui um vídeo que o Fe Souza fez. O Edu (no violão) e o Giba do pandeiro (no próprio)estiveram comigo no palco e o Lau esteve comigo durante todo o processo com aqueles ombros grandes que ele tem, haja cabeça pra encostar... e o Tupy deixou o vídeo pronto pra postar. Amigos são nossa grande fortuna, viva!